quarta-feira, 1 de setembro de 2010

VESTIBULAR DA UERN

Por: Maria Luiza Miranda



As inscrições do vestiblar da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte - UERN, terá início no dia 13 de setembro de 2010. Em que serão ofertados pela UERN 2.306 vagas, das quais 50% são reservadas para alunos cotistas em cumprimento à lei Estadual nº. 8.258 de dezembro de 2002, que destina vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental e Médio em Escola Pública. As provas serão realizadas nos dias 19 e 20 de dezembro de 2010 nas cidades de Mossoró, Paus dos Ferros, Assu, Patu, Natal e Caicó. Maiores informação é so entrar no site http://www.uern.br/ e todos poderão ter acesso ao edital completo do Processo Seletivo Vocacionando 2011.

terça-feira, 31 de agosto de 2010

OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA ESCREVENDO O FUTURO

Por: Marcio Rodrigues de Souza


O Ministério da Educação e a Fundação Itaú Social realizam em todo o Brasil a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Com objetivo de contribuir para a ampliação e aprimoramento do ensino da escrita, usa como uma de suas estratégias a realização de um concurso de produção de textos nas categorias poema, crônica, memória literária e artigo de opinião. Os professores desenvolvem nas escolas cadastradas aulas dinâmicas com oficinas que ajudam os seus alunos a identificarem e produzirem textos nas categorias anteriormente citadas. Pedra Grande não ficou de fora. A Secrteraia Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), na pessoa do secrtetário Ednilson Vieira Borges, externou seu interesse, incentivando e apoiando a participação do município na realização da Olimpíada em Pedra Grande. Ficou a cargo do Sr. Marcio Rodrigues de Souza a função de orientador/responsável do município. Cada escola enviou seus textos para avaliação da Comissão Julgadora Municipal (CJM), a qual teve como membros as professoras Alaíde Batista de Oliveira e Raquel Batista de Oliveira, e a universitária Maria Luiza Miranda Ferreira. A contribuição dessa equipe foi de fundamental importância na análise minuciosa dos textos para pontuação e classificação. Os alunos das escolas Aída Gomes Bezerra, Miriam Soares Bandeira e da Escola Estadual Marcílio Teixeira, representarão o município nessa primeira fase. Segue abaixo a lista dos vencedores, escola representada, professor(a) responsável, ano escolar e categoria de texto. São eles:
Aluna: Lilione Ribeiro dos Anjos
Escola: Escola Municipal Profª. Miriam Soares Bandeira
Professora Responsável: Francisca Lopes da Costa
Ano escolar: 5º ano
Categoria: Poesia
Aluna: Eduarda da Costa Santana
Escola: Escola Municipal Professora Aída Gomes Bezerra
Professora Responsável: Lenise de Castro Lima Oliveira
Ano escolar: 7º ano
Categoria: Memórias Literárias
Aluna: Andreza Bárbara de Souza Fonseca
Escola: Escola Municipal Professora Aída Gomes Bezerra
Professora Responsável: Lenise de Castro Lima Oliveira
Ano escolar: 9º ano
Categoria: Crônica
Aluna: Amanda Souza dos Santos
Escola: Escola Estadual Marcílio Teixeira
Professor Responsável: Francisco Fernandes Torres
Ano escolar: 3º ano do Ensino Médio
Categoria: Artigo de Opinião
Parabéns a todos que estiveram envolvidos direta ou indiretamente na realização da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Agora, é torcer para que os nossos representantes consigam avançar para a próxima etapa da Olimpíada.