sexta-feira, 8 de julho de 2011

CIA BAGANA DE TEATRO ESTARÁ EM PEDRA GRANDE






Projeto “Pé na Estrada” da Cia. Bagana

de Teatro é contemplado pelo BNB de Cultura 2011



Contemplados pelo BNB de Cultura 2011, com o projeto “Pé na Estrada – Caravana Itinerante pelo o Rio Grande do Norte”, os integrantes da Cia. Bagana de Teatro embarcam esta semana em um longo circuito de viagens, uma verdadeira caravana por dez municípios potiguares, que se estenderá até o mês de outubro.



O programa BNB de Cultura é desenvolvido pelo Banco do Nordeste do Brasil (BNB) em parceria com o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e Governo Federal.



Segundo a atriz Joriana Pontes, diretora da Cia. Bagana de Teatro, o projeto “Pé na Estrada” pretende trabalhar nos dez municípios contemplados a obra “A Comédia dos Erros” de Shakespeare, através do espetáculo “ShakespAriano”, que utiliza elementos da cultura popular nordestina, como as brincadeiras de roda, o alto pastoril, invertendo o processo do movimento armorial tão propagado pelo escritor nordestino Ariano Suassuna e popularizando a linguagem de Shakespeare.



Com o objetivo de possibilitar a descoberta de novos caminhos por meio da arte, a Cia. Bagana de Teatro escolheu municípios que apresentaram alguns dos mais baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH), como Tibau do Sul, Parazinho, Montanhas, Pedra Grande, Monte das Gameleiras, Apodi, Baraúna, Tenente Ananias, Acari e São Paulo do Potengi. Além da apresentação do espetáculo “SkakespAriano”, o grupo que ficará três dias em cada município, realizará oficinas, cortejos culturais e debates depois do espetáculo. A diretora afirma que a companhia criou o projeto por ver a arte e a educação como meios de transformação social.



A Cia. Bagana de Teatro teve sua formação em agosto de 2006, e tem em seu histórico os espetáculos: Scooby-doo e o monstro do Rio Mossoró (2006); ShakespAriano (2009); Recital As Flores de Bela (2009); Recital Casa de Recurso (2010). O grupo também participou de grandes espetáculos de Mossoró, como o Chuva de Bala no País de Mossoró, Auto da Liberdade e Oratório de Santa Luzia.