terça-feira, 31 de maio de 2011

PEDRA GRANDE É NOTÍCIA NO DIÁRIO DE NATAL

Dia 29 de Maio o Jornal Diário de Natal publicou uma reportagem que fala em nossa cidade. Vejam na íntegra!

Cidades
Edição de domingo, 29 de maio de 2011

Cidades em busca de seus atrativos

Alunos de faculdade de Natal elaboram estudos que podem ajudar na interiorização do turismo Francisco Francerle // franciscofrancerle.rn@dabr.com.br

O antigo sonho de interiorização do turismo no Rio Grande do Norte está mais perto de se tornar realidade para alguns municípios, mais especificamente aqueles que estão potencializando suas riquezas naturais para captar investimentos e consolidá-las como atrativos turísticos. Contando com a consultoria voluntária de um grupo de alunos do curso de Turismo e Hotelaria da faculdade Facex, as cidades de Portalegre, Pedra Grande, Sítio Novo, Vila Flor, Passa e Fica e Olho D'água dos Borges estão construindo seu Inventário Turístico, um trabalho que pode significar a introdução desses municípios no restrito grupo de destinos turísticos do Estado. Atualmente, no RN, apenas os municípios de Parnamirim, Lagoa Nova, Areia Branca e Parelhas já fizeram o inventário e trabalham com captação de recursos.
Apesar de ser uma exigência do Ministério do Turismo para o município poder captar investimentos na área, poucos são aqueles que têm se preocupado em elaborar seus inventários turísticos, devido ao alto preço cobrado pelas empresas de consultoria. Nem mesmo os principais destinos indutores, como Natal e Tibau do Sul fizeram esse trabalho. Mas, desde 2006, segundo defende a coordenadora do curso de Turismo da faculdade, professora Salete Gonçalves, todo município que pretende trabalhar com turismo tem que fazer o inventário de seus atrativos. Para facilitar a vida dos gestores, evitando maiores despesas, o Ministério do Turismo também orienta que esse trabalho deve ser feito por uma Instituição de Ensino Superior (IES). No caso de Natal, devido o grande número de atrativos, o trabalho deverá ser feito por todas as instituições que tenham curso superior de turismo.
Para a coordenadora Salete Gonçalves, essa é uma contribuição que a faculdade está dando para o crescimento organizado e sustentável no interior do Estado. É através do inventário que o município vai poder alimentar o Sistema de Inventariação da Oferta Turística (conhecido pela sigla INVTUR) do Ministério do Turismo, que é necessário para que a cidade avance mais no caminho do desenvolvimento turístico local, regional e estadual. Segundo o professor Elinaldo da Silva, da disciplina de Planejamento e Organização do Turismo, que é o instrutor do grupo de alunos, o inventário é um documento importante porque o município vai relatar o potencial turístico de seus atrativos, ressaltando possibilidades de crescimento dos diversos segmentos da municipalidade.
"Os municípios precisam potencializar seus atrativos para evidenciar a necessidade da presença do poder público e da iniciativa privada na fomentação de investimentos no local, porque ainda falta infraestrutura de restaurantes, hotelaria, artesanato e outros serviços essenciais e, inclusive, mão-de-obra especializada. Daí a importância do inventário, porque vai identificar todos esses aspectos", ressalta o professor Elinaldo.

Uma oportunidade para captar novos investimentos

Ao lado do Plano Diretor e dos códigos de Obras e de Meio Ambiente , o inventário turístico é de suma importância para os municípios com vocação turística. Representa o início da organização e planejamento para o desenvolvimento e conscientização dos diversos setores da sociedade nessa área. Através do inventário, o município vai não apenas conhecer todo seu potencial turístico com o levantamento das riquezas naturais, patrimônio material e imaterial, como também descobrir o que não tem e o que necessita para o desenvolvimento do turismo local.
Segundo explica a secretária de Turismo do município de Pedra G
rande, Ana Caroline Miranda Ferreira, o inventário abre um grande leque de possibilidades para o município conseguir investimentos tanto do Poder Público quanto da iniciativa privada. "O documento mostra que o meu município precisa não apenas ter atrações naturais como praias por exemplo, mas também toda uma organização estrutural que vai atrair o turista. É o que vai dizer, por exemplo, se o município tem necessidade de ampliar a infraestrutura de hotéis, pousadas, restaurantes, equipamentos de lazer e de assistência médica". Além disso, acrescenta ela, trata-se de uma exigência legal do Ministério de Turismo para que o município consiga captar recursos para investimentos em obras de infraestrutura e direcionadas ao setor.
Contemplado pela natureza com a bela praia de Exu Queimado, com suas piscinas naturais e seus exuberantes coqueiros, a cidade tem ainda vários atrativos para o turismo que precisa
m ainda ser descobertos até pelos potiguares, entre eles o Marco do Descobrimento, um sítio arqueológico, e o projeto das tartarugas, o Terminal Turístico, a cabeça do Mororó em Bonsucesso, a Gruta dos Martins, a Gruta de Lajedo e o local de origem da "Pedra Grande".
Os alunos fazem vistoria em todos os locais que possam ter receptividade turística e analisam toda infraestrutura que o município tem, sugerindo implementações tanto para o poder público como para empresários. O município pode ter uma grande quantidade de atrativos, mas se não tiver uma infraestrutura para receber o visitante, vai ser difícil implementar o turismo. Ela cita o exemplo de Pedra Grande onde só existe uma pousada, apesar do grande número de atrativos.

Praia de Exu Queimado, em Pedra Grande, é uma das atrações relacionadas por trabalho. Foto: Ascom/Divulgação/D.A Press


FONTE: http://www.diariodenatal.com.br/2011/05/29/cidades4_0.php


Salão Turismo - Roteiros do Brasil

De 13 a 17 de julho de 2011 acontece no Anhembi em São Paulo a 6º edição do Salão do Turismo - Roteiros do Brasil.

O Salão do Turismo é uma estratégia de mobilização, promoção e comercialização dos roteiros turísticos desen
volvidos a partir das diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo - Roteiros do Brasil.
Promovido pelo Governo Federal por meio do Ministério do Turismo, o evento apresenta o turismo brasileiro para quem quer viajar ou fechar bons negócios. Os visitantes podem conhecer os roteiros turísticos das 27 unidades da Federação e adquirir pacotes e produtos/serviços turísticos para visitá-los nas suas próximas viagens. Podem ainda ver e comprar o artesanato, os produtos da agricultura familiar e a gastronomia típica, além de assistir a manifestações artísticas de diversas regiões do País. O público pode também assistir a debates e palestras e ainda conhecer casos de sucesso, trabalhos científicos e projetos relacionados ao turismo.
O Salão está dividido em diversos módulos de atividades: Feira de Roteiros Turísticos, Área de Comercialização (onde o
visitante pode comprar sua viagem), Vitrine Brasil (artesanato, moda, jóias, produtos da agricultura familiar, manifestações artísticas e gastronomia), Núcleo de Conhecimento, Rodada de Negócios (encontros pré-agendados entre os agentes de comercialização do produto turístico brasileiro), Missões Promocionais - Caravana Brasil (visitas técnicas de agentes de turismo/operadores) e Missões Promocionais - Press Trip (visitas técnicas de profissionais de imprensa nacional e internacional).