quarta-feira, 26 de junho de 2013

São João começa e Pedra Grande/RN segue tradição e ruas são iluminadas com belas fogueiras.

Rua Francisco Júlio na Praia de Enxú Queimado, Pedra Grande/RN
Foto: André Correia
Blog Folha de Pedra Grande/RN

Milho verde assando na brasa.
Foto: André Correia
Blog Folha de Pedra Grande/RN
Pedra Grande/RN segue a tradição da maior festa popular do Nordeste, o São João. A data oficial da comemoração é dia 24 de junho, porém muitas cidades no Nordeste do Brasil já estão em clima de festa. Nesta época o ritmo oficial que embala os festejos é o tradicional forró arrasta-pé, ou pé de serra, alusão feita ao movimento dos pés arrastados no chão. O ritmo é dançado juntinho, mas quem não tem par também pode arrastar o pé sozinho.
Conta a história que desde a época pré-gregoriana, durante o solstício de verão já existiam comemorações juninas. Em celebração da fartura da colheita se realizava uma grande festa pagã, no dia 24 de junho, com intuito de agradecer a fertilidade da terra. Aos poucos, a comemoração foi sendo difundida por todos os cantos do mundo, tendo chegado ao Brasil por meio da colonização dos portugueses.

Apesar do São João ser comemorado nos quatro cantos do Brasil, a região Nordeste é onde a festa tem uma grande expressão popular. O mês de junho é de homenagem aos três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Como é uma região onde a seca é um grave problema, os sertanejos aproveitam as festividades para agradecer as chuvas raras na região, que servem para manter a agricultura.
Fogueira de São João.
Foto: André Correia
Blog Folha de Pedra Grande/RN
Um dos grandes símbolos das festas juninas é a fogueira. Segundo a tradição católica, ela surgiu na noite do nascimento do santo, quando sua mãe, Isabel, teria mandado acender uma fogueira nas montanhas da Judeia para anunciar a chegada do filho ao mundo, o símbolo da luz divina. Reza a tradição que a fogueira de São João deve ter a forma de uma pirâmide com a base arredondada.
A dança é a marca registrada dos festejos Foto: André Correia Blog Folha de Pedra Grande/RN
As quadrilhas, com coreografias que fazem rodopiar os babados dos vestidos, embelezam a festa junina e traduzem o que há de mais forte nas tradições nordestinas. A dança é a marca registrada dos festejos e apresenta personagens como a rainha do milho, os noivos e o padre que realiza o casamento na roça.

Nenhum comentário: